Conselho da D. Cacilda

dezembro 01, 2010
"Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante, que todos os dias às 08 horas da manhã ela já está vestida, bem penteada e discretamente maquilhada, apesar da sua pouca visão. Hoje mudou-se para uma casa de repouso. O marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução. Depois de esperar pacientemente duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a funcionária lhe foi dizer que o seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direcção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.
Ela interrompeu-me com um enorme entusiasmo e vivacidade e disse:
- Ah, eu adoro essas cortinas...
- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu o seu quarto... Espere um pouco...
- Isso não tem nada a ver - respondeu ela - a felicidade é algo que você decide pelo seu princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não dependerá de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo a minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todos os dias quando acordo. Sabe, posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem... ou posso levantar-me da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
- Tão simples assim?!
- Nem tanto! Isto é para quem tem auto-controlo. Este exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir os meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.
Calmamente ela continuou:
- Cada dia é um presente, e enquanto os meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, o meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua conta de lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu banco de lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica."

2 comentários:

Pink Says:
dezembro 08, 2010

"É preferível suportar os males que temos do que voar para aqueles que não conhecemos"
Shakespeare

Daniela Says:
dezembro 22, 2010

A meu ver, D. Cacilda vive sentindo que os males provêm daquilo que pensamos e de como encaramos as coisas. Sei o quão difícil é ver um mundo cor-de-rosa, daí o "treino" de autocontrolo ser imprescindível. Mas acredito que, se amarmos e tentarmos ver o mundo num arco-íris (que sempre é apreciado) conseguiremos alcançar a eterna alegria de viver.

Enviar um comentário