"Página do meu diário"

novembro 11, 2010
«QUANDO ACORDEI DO ESTADO DE COMA, NÃO ME RECORDAVA DE NADA. ESTAVA SEM PASSADO E SEM MUNDO ACTUAL. LIGUEI ENTÃO A TELEVISÃO PARA VER O MUNDO. PRIMEIRO, NOTÍCIAS SOBRE O PLANETA: CRIMES, CONFLITOS, EPIDEMIAS, FOME, DESASTRES ECOLÓGICOS...TUDO APRESENTADO COM TODA A NATURALIDADE AOS TELESPECTADORES. DEPOIS, UM PROGRAMA COM MUITAS INTERVENÇÕES DE DESCONHECIDOS, QUE QUERIAM CERTAMENTE TER UNS MINUTOS DE FAMA, CONTANDO BANALIDADES ACERCA DA SUA VIDA. NUM OUTRO CANAL ESTAVA A DECORRER UMA ENTREVISTA A UM POLÍTICO. ÀS PERGUNTAS QUE LHE FAZIAM, GERALMENTE FUGIA AO ASSUNTO E FAZIA PEQUENOS DISCURSOS A IMPOR AS SUAS IDEIAS. NUM OUTRO CANAL, ESTAVA A DECORRER UM CONCURSO. VI QUE, PARA GANHAR 20 MIL EUROS OU UM AUTOMÓVEL, NÃO É PRECISO TRABALHAR. SEM ESFORÇO, PODE ALGUÉM TORNAR-SE RICO. SEGUIU-SE UMA TELENOVELA, ONDE OS ACTORES E ACTRIZES, VESTIDOS COM ROUPA DE MARCA, PASSAVAM A VIDA EM AMBIENTES LUXUOSOS, FALANDO DE BANALIDADES.
A UM CERTO MOMENTO, DESLIGUEI A TELEVISÃO E INTERROGUEI-ME: SERÁ QUE O MUNDO QUE ESPERA POR MIM É ESTE QUE ME FOI APRESENTADO PELA "CAIXA MÁGICA"? QUERO CRER QUE O MUNDO DA TELEVISÃO SERÁ, CERTAMENTE, SER  DIFERENTE DO MUNDO NA REALIDADE. VOU TENTAR DESCOBRI-LO.»
(In: Revista Juvenil, Novembro|10)
QUAL A IMPORTÂNCIA DA "CAIXINHA MÁGICA" NA TUA VIDA?
QUE PAPEL DESEMPENHA NO SEIO DA TUA FAMÍLIA?

1 comentários:

Diana Lima Says:
novembro 12, 2010

Este pequeno texto aqui acima referido, não retrata de todo a actualidade dos dias de hoje. Mas sim, a tal de "caixinha mágica" é isso que nos mostra quando a ligamos. Lá vimos um pouco de tudo, as novelas cheias de bens luxuosos, os concursos onde a nossa sociedade se pode habilitar a ganhar, os políticos a falarem, os problemas ocorridos no nosso ambiente, no nosso mundo, entre muitas outras coisas.
Mas penso que, as pessoas que acordam do coma, tal como este/a jovem, não se devem iludir! E, foi o que ela/ele fez, ela/ele decidiu ir á procura do mundo na realidade.
Penso que, a televisão consegue ser designada como um novo mundo cheio de fantasia mas que, também retrata coisas da realidade tais como: a pobreza em que milhões de pessoas actualmente vivem, as catástrofes naturais existentes, os conflitos, os assaltos, etc.
A televisão influencia-nos de um certo modo. Por exemplo, quando sai um novo telemóvel ou até mesmo um produto, faz-se publicidade a ele e isso desperta-nos uma certa curiosidade o que, nos leva a querer experimentá-lo.
Eu, pessoalmente, gosto de ver televisão e, acredito que, a maioria da população quer seja portuguesa ou inglesa ou chinesa ou de outra nacionalidade qualquer também goste. Nem tudo é mau na “caixinha mágica”. Existem vários programas e com referência para crianças, adultos e até idosos. Os programas de novos talentos, as séries, incentivam/ entusiasmam sobretudo os jovens. Já o telejornal, as preocupações a vários níveis (económicos, sociais, etc) já são mais vistos pelos adultos, pois na maioria dos casos os jovens acham-nos “secantes”. As novelas, pode dizer-se que, são bastante vistas pelos idosos, o que é aceitável, embora os jovens e mesmo os adultos também vejam.
Na minha opinião, a televisão aborda diversos assuntos devendo ser, alguns deles reflectidos por nós.

Enviar um comentário